quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dicionário e Guia da Internet e Globalização

Para entender a globalização através da internet (tema da nossa edição de outubro) preparamos um guia para você adquirir algo do conhecimento necessário para o entendimento desse processo...


TERMOS

-Upload:
É o contrário de download. Ou seja, você coloca arquivos do seu arquivo pessoal no computador e os deixa na rede.
-Download:
É o contrário de upload.Você "baixa" arquivos da rede e os salva no seu computador.
-Blog: Abreviatura de web log (diário virtual, em inglês). Blogs são sites de fácil operação e muitas vezes gratuitos. Surgiram como diários mas atualmente já aparecem em outros formatos. O blog também tem a vantagem de poder receber comentários dos seus leitores.
-Blogging: É o "ato" de fazer um blog.
-Posts: Conhecidos também como a "postagem", os posts são tudo o que você escreve ou coloca no seu blog. Ou seja, você "posta" (aportuguesando o termo) textos no seu blog.
-Podcast: É a mais nova e crescente forma de entretenimento na internet. Equivalem à programas de áudio sobre infinitos assuntos, podendo ser "downloadeados" em vários sites e ouvidos em mp3 players ou no computador mesmo.
-Podcasting: É o "ato" de produzir um podcast. São necessários um programa de gravação e edição de voz e um microfone.
-Fotolog: São blogs inteiramente dedicados à publicação de fotos e podem receber comentários assim como o seu "primo".
-VoIP: Significa Voice Over Internet Protocol (Voz sobre protocolo da internet). Em outras palavras, é possível ter uma conversa pelo computador usando a internet e não precisando nenhuma linha telefônicas.


DICAS

-Serviços de blogging: (Clique nos nomes para visitar a página)
Blogger: Você poderá escolher o template (o visual, o layout) do seu blog. Além disso tem 300MB de espaço pra armazenar dados e você ainda descola uma grana com anúncios integrados ao Google (Google AdSense).
Wordpress: Vem com ferramentas de estatísticas pra você poder acompanhar os acessos à sua página, ajuda automaticamente as pessoas a acharem o seu blog em sites de buscas mas não permite a veiculação de anúncios e tem um espaço limitado para textos.
Serviços em português: Blig, Blog-se, Pop Blog e Weblogger.
Serviços em inglês: Live Journal, Typepad e Xanga.

-Diretórios de podcasts: (Clique nos nomes para visitar a página)
Principais diretórios: PodBrasil, Podcast Directory. org, Podcast Directory.com e PodFeed.
Podcatchers (programas gerenciadores de assinaturas de podcasts):
Para baixar gratuitamente o programa é só entrar no site do iTunes, do Media Monkey ou do Juice.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

“Meu Caro Amigo,

...me perdoe, por favor”. Estamos hoje em um país que cada vez mais vive um grave problema. Podemos considerar nossa situação mais difícil ainda do que a anos atrás. A ditadura é classificada por muitos - principalmente pela a imprensa e pelas as pessoas ligadas às áreas culturais de expressão (principalmente a música) - como uma idade das trevas. Uma época em que as pessoas não podiam se expressar e se o fizessem corriam risco de morte.
E hoje estamos diante de um problema maior. Olhamos para fora e vemos as ilegalidades diante de nós mesmos. Vemos os absurdos acontecendo dia após dia. A diferença é que notamos isso - nós sabemos disso - escutamos a Fátima Bernardes e o William Bonner falar sobre o assunto no jornal nacional, o país inteiro assiste o programa. É o mensalão, o Renan Calheiros, a CPI disso, a CPI daquilo, o leite com água oxigenada, a eterna Contribuição Prorrogável para o Mensalão Federal (CPMF)... Tudo isso diante dos nossos olhos. Mas agora temos o poder não temos? O país é governado por nós, eleitores. Somos nós que fazemos as decisões não? Podemos fazer valer nossa opinião agora que temos liberdade! Vamos as ruas protestar pelo o que é nosso... Vamos?!
Nos foi dada a liberdade de nos expressar, de dizer que o que está acontecendo não está certo, mas por que nossa situação não mudou? Por que não fazemos parte das decisões? Não decidimos nada para o nosso país porque nossa opinião não vale nada. Nosso voto não vale nada, os políticos não precisam ser coerentes com o que prometem pois ninguem presta atenção na atuação deles, ninguém se lembra. Os políticos não mudarão porque eles não precisam mudar. Vão continuar indo e se elegendo com aquele jeitinho brasileiro de ser, sempre tocando com a barriga. E nós, que estamos aqui assistindo tudo isso de braços cruzados sentados escrevendo ou lendo esta coluna, “levando de teimoso e de pirraça”.
É meu amigo, no país que tem muito samba, muito choro e rock’n’roll a coisa tá preta. “E a gente vai se amando que, também, sem um carinho, ninguém segura esse rojão”...

ALEXANDRE FLECK BRANDÃO

brandao.br@gmail.com

Comente esta coluna aqui. ;)

Ana debate: Maioridade penal (Com interina)

A maioridade penal vem sendo discutida em vários locais e por diversas pessoas. Afinal, com que idade tu, leitor, te achas em condições de dizeres “pode deixar, eu sei me cuidar”? Se cuidar significa ter consciência de seus próprios atos, saber o que deve-se fazer ou não e, principalmente ter auto-controle. A maioria de nós, adolescentes, falamos essa frase diariamente sem pensar, usando-a podemos nos referir a assuntos mais polêmicos e sérios.
Chegamos a tal ponto que adolescentes e crianças com um nível social mais baixo não conseguem ter acesso aos estudos e muito menos se divertir. Vivemos em um país aonde é mais fácil recorrer ao uso de armas do que freqüentar a escola - que ainda por cima tem um ensino precário. Talvez você esteja pensando que sou daquelas que acho que tudo é culpa da sociedade, e que “coitadinho” daquele que não teve as mesmas chances que eu, mas não é bem assim, afinal há muitas pessoas que saíram do nada pra ter tudo, e por isso que devemos parar e analisar aquele que nos assalta, e infringe diversas leis. E é a idade desses indivíduos que está em jogo agora, ou afinal, seria a idade psicológica também? Com 16 anos um jovem tem capacidade psicológica para escolher o futuro representante político de sua cidade, de seu estado e, principalmente do país. E por quê, tal jovem, que por lei tem condições de fazer uma escolha como essa, não tem maturidade suficiente para assumir e pagar pelos seus próprios atos?
Talvez a solução seria não ter idade mínima para a aplicação de penas, pois se estabelecer uma idade fixa, como, por exemplo, 16 anos, estaríamos tornando o jovem em um ser totalmente independente, e surgiriam problemas em relação à outras questões, como a idade para tirar carteira de motorista, a liberação de bebida , afinal “um adolescente capaz de poder assumir seus próprios atos poderia muito bem dirigir, beber e agir da maneira que quisesse, afinal seríamos, com ‘pouca idade’ donos de nossos próprios narizes”.
Esse é mais um tema entre vários que circulam em nosso país, e possivelmente venhamos a nos deparar com ele ainda. Pensando bem, será que não deveríamos parar pra pensar e nos perguntar “por que o Estatuto da Criança e do Adolescente não começa agir mais severamente com aqueles que merecem?”. É, mas a verdade é que nós vivemos no Brasil, e sabemos que aqui as coisas não andam funcionando do jeito que deveriam...Ou será que estou errada?

LUCIANA MACHADO GONÇALVES
luluka_6@hotmail.com

Comente esta coluna aqui. ;)

Imagens de Halo 3!

Aí vão algumas screenshots (clicando em cima, você amplia elas) do imperdível Halo 3, mas que só está disponível em Xbox 360! ;)





















segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ACONTECEU na Ulbra TV!

Resultado da fantástica edição de setembro, a equipe do ACONTECEU foi convidada para participar das gravações do programa Consumidor Brasil da Ulbra TV, com a apresentação de Alexandre Appel (ex-diretor regional do Procon), para mostrar o vídeo flagrante das bebidas alcoólicas. O programa foi aor dia 19 de outubro e estiveram lá o editor-chefe da revista, Thiago Conceição e o colunista Alexandre Brandão; foi um SUCESSO!

Abaixo você pode assistir o primeiro e o segundo bloco do programa...





E logo a seguir você assiste também um trecho de um outro programa, o Jornal do Consumidor, também apresentado por Alexandre Appel onde ele comenta a repercussão do programa do dia 19 e do vídeo flagrante produzido pelo ACONTECEU...




E aí vão algumas fotos da nossa ida ao Consumidor Brasil...




Alexandre (esq.) e Thiago (dir.) com o apresentador do Consumidor Brasil, Alexandre Appel (centro).









Thiago (esq.) e Alexandre (dir.) em frente às cameras do estúdio










As câmeras e o equipamento usados para a gravação do programa